A Capacitação do Servidor Público
O serviço público brasileiro tem passado por diversas reformas instituídas em um contexto de incentivo ao profissionalismo dos serviços e novas formas de gestão. Nesse cenário, a capacitação e formação de servidores públicos receberam maior expressividade no Brasil depois das reformas do Estado, ocorridas na década de 1990.
Observa-se que as instituições públicas, quaisquer que sejam, cada vez mais são cobradas quanto a sua modernização. O legislador demanda que as instituições se adaptem ao novo e, em face disso, surge a necessidade de institucionalização de uma cultura voltada para o desenvolvimento das competências.
A gestão por competências foi institucionalizada pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, que enfatiza o desenvolvimento de saberes individuais para promover o desenvolvimento organizacional. Amaral (2006) afirma que a gestão por competências não apresenta estudos aplicados ao setor público, tampouco relata experiências concretas sobre as formas de capacitar dentro desse modelo, em particular quando se trata de competências relacionais ou pessoais.
Este produto educacional tem por objetivo promover a qualificação profissional de servidores voltada para a formação humana, tendo como eixo a emancipação do sujeito. Para isso, faz-se necessário que o servidor público compreenda como ocorre o processo de capacitação no qual está inserido e, ao final, possa adotar uma concepção mais ativa e crítica acerca dos processos formativos.
Para tanto, nesta subpágina introduzimos os conceitos necessários para entendimento da matéria e, ao final de cada texto, apresentamos a possibilidade de acesso ao fórum de discussões. Um ambiente colaborativo destinado à construção de conhecimento, onde se pode interagir com outros participantes e expor diferentes aspectos sobre os conteúdos aqui abordados.