Qualificação Profissional
Na dimensão educativa do trabalho, o gestor deve buscar compreender a formação do trabalhador e identificar como os conhecimentos científicos e as habilidades técnicas (prática do trabalho) influenciam no pleno desenvolvimento dos fluxos e processos de trabalho. Pois entender e utilizar as fontes dos saberes profissionais, quais sejam o conhecimento científico e a experiência prática dos sujeitos, é primordial para o desenvolvimento de toda organização e cidadão.
O saber profissional é, essencialmente, o conhecimento em uso pelos sujeitos em interação, guiados por alguma motivação. Assim, o conhecimento científico não é o saber profissional, mas sim uma de suas fontes. A outra é a experiência prática dos sujeitos em interação social. (Ramos, 2014, p.109).
Ao reconhecermos a dimensão educativa do trabalho, propomos uma qualificação profissional, que têm por objetivo apresentar aos servidores públicos um ambiente de ensino e pesquisa, que possa contribuir para a melhoria do processo laboral da gestão e fiscalização de contratos administrativos e no desenvolvimento de ações reflexivas e críticas relacionadas ao trabalho